segunda-feira, 9 de agosto de 2004

Pintar um clima

Pobres dos tradutores. Fico pensando em como alguém traduziria a frase "pintou um clima" do brasileiro para qualquer outra língua. Nem o sentido da frase é traduzível sem perder em espírito e concisão. "Criou-se uma inesperada atmosfera de atração mútua" não é exatamente a mesa coisa. "Clima", no caso, ainda dá para transportar com sentido mais ou menos intacto, mas "pintar" com sinônimo de "aparecer" ou "acontecer" só com um vasto preâmbulo explicativo. Pobres tradutores.
E nós sabemos que a frase não significa apenas uma súbita alteração erótico-ambiental de expectativas entre duas ou mais pessoas. Tem também uma conotação fatalista, de algo acontecendo contra a vontade e o melhor juízo da gente, de algo que não deveria pintar mas, que diabo, pinta. Um padre pode estar casando um homem e uma mulher e de repente o seu olhar engata com o da noiva e pronto, pintou um clima. O padre se perde na sua fala, gagueja, esquece o que tem que fazer. A noiva deixa cair a aliança. Quando os noivos vão se beijar o padre grita "Não!" Consternação na igreja. O padre atira longe os seus paramentos, pega a noiva pelo braço e os dois saem correndo da igreja. Ou então o clima se limita àquele roçar de olhares, o melhor juízo prevalece, a cerimônia chega ao fim e não pinta mais nada.
O clima de pintar pode pintar nos lugares e nos momentos mais inconvenientes  O Bituca escapa pela margem do campo com a bola junto aos pés. Passa por um, passa por dois. Vai cruzar na área. Vem o zagueirão Betão entra de carrinho, chutando o Bituca e a bola juntos. Os dois se enroscam no chão. E pinta o clima. O que fazer? Os dois não são homossexuais. aquilo nunca aconteceu com eles antes. Simplesmente pintou um clima. Que não dura muito, claro. O jogo precisa continuar. Por via das dúvidas, na cobrança de escanteio, quando o engarrafamento na grande área é comum, os dois ficam bem longe um do outro.
O clima não pode ser induzido. Perfumes, iluminação especial, poesia, pornografia, Miles Davis. com surdina - nada cria um clima, quando o clima não quer pintar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário