terça-feira, 9 de setembro de 2014

Filiado em Foco: Franciele Simon Carpes


Selecionar, analisar e organizar. A gestão dos documentos institucionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está entre as principais atividades de trabalho de Franciele Simon Carpes. Ela trabalha na Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do DAG desde fevereiro de 2014. Servidora da Universidade desde 2011, para aprimorar o desenvolvimento de suas funções, a arquivista, formada em 2008, fez especialização em Gestão em Arquivos e, recentemente, em 2013, concluiu mestrado em Patrimônio Cultural pela UFSM.

Para Franciele, a pesquisa de mestrado trouxe, como contribuição à Universidade, através da digitalização de arquivos, um maior acesso ao acervo e a preservação de documentos históricos. Apegada à família, a servidora é casada, possui 27 anos, e diz ter sido influenciada pela madrinha a escolher a sua profissão. Confira.

ATENS/UFSM- Seção Sindical – Conte-nos um pouco sobre as atividades que você desenvolve atualmente na Universidade.
Franciele: As minhas atividades se referem principalmente a função da CPAD, que é prestar assessoria ao DAG nos procedimentos relativos à avaliação de documentos, ou seja, orientações quanto ao processo de análise, seleção e eliminação de documentos produzidos e acumulados nas unidades/subunidades da UFSM. Como arquivista do DAG, também faço outras atividades referentes à gestão dos documentos, como organização do acervo dos ex-reitores, orientações quanto a gestão documental de algumas subunidades e participação em outras comissões como representante do departamento.

ATENS/UFSM- Seção Sindical – Você é servidora da UFSM desde 2011, em qual setor trabalhava antes?
Franciele: Gabinete do Reitor, até fevereiro deste ano.

ATENS/UFSM- Seção Sindical - Por que escolheu a área de formação e o que a levou a prestar concurso público?
Franciele: Na época do ensino médio, estava fazendo o PEIES e não tinha decidido o curso. Minha madrinha sugeriu Arquivologia e fui pesquisar a respeito, conversei com alguns alunos na Feira das Profissões e fiz pesquisas no site da Universidade. Acabei gostando! Desde a graduação observei que havia várias vagas para nossa área em concursos públicos. Achei que seria um bom caminho a seguir, principalmente pela estabilidade. Na época, não pensava em trabalhar na UFSM, mas logo depois da minha formatura abriu o concurso e eu fui aprovada. Hoje me sinto muito feliz por trabalhar aqui, tenho um carinho muito grande pela instituição.

ATENS/UFSM- Seção Sindical - Em linhas gerais, sobre o que tratou a sua pesquisa de mestrado e como está auxiliando nas suas atividades diárias?
Franciele: A pesquisa consistiu em desenvolver um catálogo online para disponibilizar as resoluções do Reitor, do período de 1965 (data da primeira resolução) até 1989. Essas resoluções foram digitalizadas, descritas, e disponibilizadas na página da UFSM, usando o módulo Legislação do SIE. O instrumento possibilitou maior acesso a este acervo e auxilia na preservação do original em suporte papel, pois evita o seu manuseio.

Dados gerais sobre a dissertação

 - Título completo: O Patrimônio Documental e a Memória da Universidade: um instrumento de acesso aos atos legais e normativos da UFSM

 - Problema pesquisado: Difusão e acesso das resoluções do Reitor da UFSM.

 - Objetivos: Descrever o patrimônio documental arquivístico do Gabinete do Reitor da UFSM, a fim de difundir os seus atos legais e normativos por meio da publicação de um catálogo online das resoluções do Reitor.

 - Orientação (banca): Prof. Dr. Daniel Flores (orientador), Prof. Dr. André Zanki Cordenonsi e Profa. Dra. Gláucia Vieira Ramos Konrad.

Confira o trabalho na íntegra aqui

Franciele é filiada da ATENS desde 2011.

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